"Por isso a terra treme"

Este é o título do livro que publiquei no ano de 2024, resultado da tese de doutorado defendida em 2022 no departamento de Teologia da PUC-Rio. O livro é a exegese de Amós 8:4-14, na perspectiva da relação entre transgressões de Israel e distúrbios no cosmos. Diversos outros textos do livro de Amós pertinentes a este tema foram estudados para uma ampla compreensão do assunto no contexto do livro. Segue alguns endossos de especialistas em exegese bíblica a respeito do livro:

"O presente trabalho permite ao leitor vislumbrar significativas analogias entre a mensagem bíblica e a vida das sociedades também em nossa época. Sem dúvida há inúmeras diferenças e mesmo discrepâncias entre a sociedade em que vivemos e aquela dos tempos bíblicos. Mas o ser humano permanece, em sua essência, o mesmo, com seus anseios, suas questões, sua busca de sentido acerca dos fatos da história de que participa e dos acontecimentos que têm lugar na natureza. Com isso, tanto mais se apresenta como relevante a presente obra. Por toda a riqueza que ela oferece, nós, seus leitores, parabenizamos o Autor e agradecemos por tão significativa contribuição para os estudos bíblicos; para a teologia; para a reflexão sobre a existência humana, sobre a história e seus fundamentos, enfim, sobre o Senhor ao qual pertencem o mundo e a inteira vida do homem e das sociedades."

Dra. Maria de Lourdes Corrêa Lima

Professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio

"Em tempos como o nosso, de aquecimento global, de falta de chuva em alguns lugares e de excesso dela em outros, de inundações aqui e de queimadas ali, também de derretimento de geleiras, de diminuição de áreas verdes e de infertilidade do solo, o texto de Amós pode parecer obsoleto, pois o ser humano, tendo usurpado o poder, não necessita mais de Deus para perturbar o equilíbrio da natureza. Não obstante, como demonstra Cláudio Martins, a profecia de Amós é extremamente atual, uma vez que o profeta recorda: “Deus é justiça, e os homens ficariam mais próximos de Deus se a praticassem!”

Dr. Cassio Murilo Dias da Silva

Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (Abib) no biênio 2023-2024

"O estudo do Prof. Claudio Martins, além de oferecer uma exegese acurada da profecia de Amós, convida-nos a refletir sobre as consequências desastrosas de nossas injustiças que se refletem sobre toda a criação."

Dr. Heitor Carlos Santos Utrini

Editor chefe da Revista Brasileira de Interpretação Bíblica (ReBiblica)

"A presente obra do Prof. Dr. Claudio Martins traz um estudo exaustivo da temática das transgressões humanas e suas consequências na natureza. O autor pauta-se pelo emprego do Método Histórico Crítico e sua análise exegética busca compreender o cenário das injustiças, mostrando que a ordem social e a ordem cósmica estão conectadas, o que faz com que grito dos injustiçados brade ao coração de YHWH."

Dr. Waldecir Gonzaga

Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio

"As pesquisas bíblicas em terras brasileiras há anos têm ganhado novos ares e conseguido abordar temas urgentes. Na esteira desta excelente geração de biblistas latino-americanos, Claudio Martins, em Por isso a terra treme”: As transgressões de Israel e seus efeitos na natureza, de acordo com o profeta Amós. Estudo exegético de Am 8,4-14 no contexto do livro, com erudição e sensibilidade nos convida a compreendermos profundamente as implicações socioambientais das enfáticas palavras do profeta Amós. Com alegria recebo esta importante obra, pois sabemos que o cosmos ainda geme por redenção diante das transgressões que sempre atingem os mais frágeis".

Dr. Kenner Terra

Pastor da Ibab (Igreja Batista de Água Branca